Veja como agir caso alguém que mora com você seja contaminado pela Covid-19


Veja como agir caso alguém que mora com você seja contaminado pela Covid-19


Data: 22/05/2020

Mesmo tomando todos os cuidados para não se contaminar com o novo coronavírus, como lavar as mãos com frequência, manter uma distância segura das pessoas e não sair de casa, ainda assim é possível se infectar. Isso pode acontecer porque alguém dentro de casa tem que sair para realizar atividades essenciais e, com isso, traz a doença para casa. E então, como as pessoas que dividem a mesma casa devem proceder?

“Se alguém da residência apresentar sintomas respiratórios, semelhantes a uma gripe, mesmo sem a confirmação de que seja covid-19, ela deve ficar imediatamente isolada dos demais membros da residência. Deve-se separar copos, talheres, pratos e outros objetos de uso pessoal para essa pessoa. Se a residência tiver só um banheiro, ele deve ser imediatamente higienizado quando for usado pela pessoa com sintomas para que só depois os outros membros usem esse banheiro. É importante também tomar cuidado com o lixo produzido por essa pessoa. Ele deve ser descartado adequadamente num saco plástico e não ser misturado com o restante do lixo da casa" aconselha Cristina Albuquerque chefe de saúde da Unicef no Brasil

Cristina Albuquerque orienta ainda que o melhor a fazer é manter o isolamento social, já que ainda não há vacina para a doença. Segundo ela, é importante prevenir o adoecimento, também para não sobrecarregar o sistema de saúde. Ela reforça a recomendação de órgãos oficiais, que é ficar em casa, se puder.  Estar bem informado é essencial para proteger você e todos à sua volta. Compartilhe informações seguras com sua família, amigos e colegas. Saiba mais sobre as ações do UNICEF contra o coronavírus no site unicef.org.br.

#Veja #como #agir #caso #alguém #que #mora #com #você #seja #contaminado #pela #Covid-19