Transporte


Linhas de ônibus de Salvador passam por mudanças de roteiros a partir de quinta; confira


Data: 10/10/2017

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), anunciou uma reestruturação das linhas de transporte urbano de Salvador a partir da próxima quinta-feira (12). As mudanças iniciais serão para que algumas linhas passem pelo Terminal Acesso Norte que vai se tornar uma estação de transbordo, assim como a da Lapa e de Pirajá,a partir da quinta-feira. O local contará com veículos vindos de 32 localidades da capital, com remodelação de 77 linhas.

De acordo com a prefeitura, a medida diminuirá em até metade o tempo da viagem, que cairá de cerca de 1h para 30 minutos, na maior parte dos roteiros. As remodelagens serão divididas em duas etapas. A primeira fase inicia na quinta, com a mudança do roteiro de 23 ramais viários da cidade; e a segunda etapa será implantada no próximo dia 21. Ao todo, serão quatro etapas implantadas gradualmete até fevereiro de 2018.

As principais comunidades que terão alterações com a medida são: Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, Capelinha, Bom Juá, Pau Miúdo, IAPI, Santa Mônica, Conjunto Marback, Stiep/Centro de Convenções, Vale do Matatu, Cabula, Pernambués, Saboeiro, São Gonçalo do Retiro, Nossa Senhora do Resgate, Conjunto ACM/Arraial do Retiro, Engomadeira, Arenoso, Tancredo Neves, Mata Escura/Jardim Santo Inácio, Sussuarana/Nova Sussuarana/Novo Horizonte.

As linhas distribuidoras para esta fase serão Acesso Norte-Barroquinha (com frota de dez veículos e intervalo de cinco minutos) e Acesso Norte-São Joaquim/Comércio (com frota de seis veículos e intervalo de 15 minutos). Essas linhas darão cobertura aos destinos Sete Portas, Barroquinha, San Martin, Calçada, São Joaquim e Comércio. Bairros como Conjunto Marback, Vale do Matatu, Sussuarana e Nova Sussuarana, Mata Escura, Jardim Santo Inácio e Tancredo Neves levarão passageiros até a estação Acesso Norte.

"Escolhemos começar as mudanças pelo Acesso Norte, pois o terminal permitiu a criação de novas linhas, inclusive ampliando a oferta para os usuários, garantindo um aumento da oferta de viagens para a população. Para que isso ocorresse, foi necessário promover o aumento do número de coletivos que utilizam o terminal", explica o titular da Semob, Fábio Mota.

Para saber todas as linhas modificas veja no site

Confira: